sábado, 26 de outubro de 2013

RIVALDINO SANTOS O SENHOR DO LABIRINTO.

      


  Rivaldino dos Santos, filho de José Santos (em memória) e Maria Luiza de Jesus, nasceu no dia 04/12/1963 em Aracaju - SE, cidade conhecida como “Terra do Cajueiro dos Papagaios”. Ele não se casou, porém tem vários dependentes do culto de religiões de matrizes africanas em sua própria casa. Na década de70, ele estudou no Instituto Missionário São Francisco, o instituto era administrado pela comunidade franciscana, situada no Bairro América, no bairro onde nasceu. Local em que surgiu o grupo de teatro denominado JUFRA. Neste mesmo tempo  a comunidade local ampliou a visão para a  manifestação cultural, por causa de um desentendimento entre Frei Edson Luís e a igreja. Na formação acadêmica não foi diferente, graduou-se em História licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe no ano de 1993, quatro anos depois concluiu sua Pós- graduação em Administração e Planejamento em Projeto Social pela Faculdade Grande Rio, no Estado do Rio de janeiro. Em 1995, Rivaldino Santos  começou a trabalhar no SEMASC-SE, ao completar sete  anos na secretaria, passou a ser coordenador cultural nos projetos sociais: Peti, Agente Jovem, Pró- Jovem e Projeto do Idoso. Considerado precursor do Movimento Negro de Sergipe, Rivaldino Santos é ator, poeta, autor, compositor e pesquisador das culturas e tradições Negras da Diáspora, em especial das culturas Afro Sergipano. Tendo também como marco inicial o Teatro. Passou a trabalhar o Teatro de Rua como um local de vivência entre os artistas e a comunidade Sergipana. Tal evidência é perceptível no seu trabalho em se tratar do Teatro de Rua, onde suas oficinas acabaram tendo como foco a inclusão Social. Rivaldino, hoje se encontra em licença médica por causa do acidente que sofreu em um culto religioso. Ele ainda não está aposentado. Ele é funcionário da secretaria de educação do município de Aracaju. Está parado no teatro por enquanto por causa de sua recuperação, ele está aproveitando e se dedicando a sua religião.

Rivaldino Santos: O Senhor do Labirinto

É possível identificar na peça Senhor dos Labirintos que Rivaldino Santos passa a se revelar nas artes cênicas Sergipana interpretando Artur bispo do Rosário, trazendo as múltiplas faces da vida e trajetória artística do mesmo, no qual conseguiu transcender os limites aprisionantes de sua loucura. Deixando assim um legado de obras (mantos, panos e madeira esculpida). Na presente foto, percebe-se que Rivaldino Santos está representando o grupo Imbuaça na peça “O Senhor dos Labirintos”. Na cena de Loucura do Personagem de Artur Bispo

Foto: Peça de teatro o senhor dos Labirintos, o Ator Rivaldino Santos interpretando o Arthur Bispo do Rosário na cena da loucura do Bispo no Teatro Atheneu Aracaju SE.


Foto da peça o Senhor dos Labirintos, cena da colônia Juliana Moreira onde o Arthur Bispo ficou internando por muitos anos. Peça de teatro apresentado no teatro Atheneu em Aracaju-Se.


Verifica-se nas ilustrações acima que o grupo Imbuaça procurou no seu espetáculo representar os principais momentos da vida de Arthur Bispo do Rosário desde sua sanidade até a sua  loucura. Ao observar RivaldinoSantos com tanta clareza que se pode confundir o autor com personagem, da mesma forma os outros personagens.

4 comentários:

  1. Merecido relato sobre o grande Rivaldino Santos. Porém a história do Teatro Sergipano comete uma grande injustiça em não registrar como precursor do Teatro Negro em Sergipe o ator, diretor e produtor cultural Severo DÁcelino que trouxe para Sergipe dezenas de prêmios conquistados em Festivais de Teatro realizados em outros estados brasileiros nos anos de 1960/70. SIM, é teatro de periferia, e por esta razão com poucos registros na mídia oficial da época... Difícil ter divulgação de um artista negro da periferia fazendo sucesso numa arte tida como de "elite" não é mesmo? ELE ESTÁ VIVO! BASTA ENTREVISTÁ-LO! - Eduardo Freitas

    ResponderExcluir
  2. alguém teria o contato do Rivaldino? É para o projeto Brasil Memória aqui no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o contato dele sim. Querendo só entrar em contato pelo Instagram dele.
      @prof.Rivaldino

      Excluir
  3. Rivaldino maravilhoso! Obrigada por esse registro. 🤗

    ResponderExcluir